sexta-feira, 4 de maio de 2012

LIturgias - rito latino e grego - patrística

LITURGIA

RITO LATINO/OCIDENTAL

        01- De Ritu Romano  
             02- Liturgiae Horarum  
             03- De Libro Pontificali Romano  
             04- De Libro Pontificali Aliorum Locorum  
             05- De Ritu Ambrosiano  
             06- De Ritu Gallicano  
             07- De Ritu Anglicano  
             08- De Ritu Mozarabico  
             10- De Liturgiae Historia  
             20- De Liturgiae Theologia  
             21- Kalendaria Martyrologiaque Antiqua  
             22- Litaniae Et Orationes Antiquae  
             23- Vetera Liturgia Alemannica  
             50- De Musica  


 Introducao A Divina Liturgia  


Novus Ordo Missae e Fede Cattolica  




RITO GREGO/ORIENTAL

Meteora-Psalmi Si Troparia 1  


 Tropario  


Ordo Missae [secundum S Ioannem Chrisostomum]  


Liturghier Greco Catolic 

Liturgia - Santo Sepulcro

http://198.62.75.1/www1/jhs/TSeger01.html#Target4

Música - mp3

http://www.katapi.org.uk/4Gospels/master.html?http://www.katapi.org.uk/4Gospels/Contents.htm

Música sacra - a subjetividade/objetividade do louvor cristão



Na compreensão dita luterana da encarnação de Cristo e da obra do Espírito Santo, a função da música é dupla: (a) servir de meio para que a "palavra externa" ou "pregação do evangelho de Cirsto" chegue até os ouvidos, para que o Espírito Santo opere no coração, mediante a "palavra externa" para criar nos corações a "palavra interna", a saber, a fé em Cristo; (b) servir de meio para que a "palavra interna" (fé) se expresse pública ou exteriormente em louvor e gratidão a Deus, ao confessar a fé em Cristo ou a confiança na graça de Deus em Cristo. 

A música tem, neste caso, sempre função "instrumental". Primeiro, a serviço do evangelho ou da "palavra externa" para criar e manter a fé (aspecto sacramental do culto ou, na linguagem de Lutero, o "benefício" - o serviço que Deus nos presta por meio do "culto"), e, secundariamente, função também "instrumental" a serviço da "palavra interna", isto é, para expressão da fé em louvor e adoração a Deus (aspecto sacrificial do culto ou, na linguagem de Lutero, o "ofício" - o serviço que prestamos a Deus por meio do "culto"). 


A subjetividade da fé e a objetividade do evangelho convergem como "confissão de fé", que é tanto objetiva como subjetiva ("creio" -- a fé que crê e a fé que é crida são confessadas no Credo, que é, como Lutero bem expressou na explicação do Credo Apostólico, uma falar de Deus, em Quem cremos, e um falar de nossa existência na fé em Deus).  A música sacra é, igualmente, confissão de fé, oração e louvor.

Worship in the Syriac Orthodox Church

http://sor.cua.edu/WOrship/index.html